JPIC Commission, USG-UISG, Rome, Italy


JPIC Commission, USG-UISG, Rome, Italy LOGO WebThe JPIC Commission promotes and supports the integration of JUSTICE, PEACE & INTEGRITY OF CREATION (JPIC) in the life and mission of the Union of Superior Generals (USG) and the International Union of Superior Generals (UISG) and their member congregations.  It is responsible for animating men and women religious in justice, peace and integrity of creation according to the vows of the evangelical life, through experience, social analysis, spiritual reflection and action.

Our website offers a wide-range of information and resources on justice, peace and integrity of creation. It also serves as a forum for interaction among JPIC Promoters on issues and concerns regarding their ministry, and features a calendar of JPIC Commission events that you can link to your personal calendar. Bookmark http://www.jpicroma.org on your browser and make it a favorite site to visit. 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Members of the USG and the UISG

All members of the USG and the UISG are invited to designate a JPIC Promoter for their respective congregation/institute to animate their membership in integrating justice, peace and integrity of creation into their spiritual and ministerial lives as men and women religious. A JPIC Promoter is responsible for helping each person and community to identify his/her own particular way of living and promoting JPIC values. The animation of JPIC consists of four elements: experience, social analysis, theological reflection/scripture/charism and action.

In particular, a JPIC Promoter is charged with the following: Remind congregational membership that evangelization and mission, without a JPIC perspective, cannot be authentic. (Cf. The Synod of Bishops, Justice in the World, 1971); uphold the spirituality of JPIC; animate members in the JPIC values; and develop a framework to help develop the JPIC dimension of Christian spirituality.

JPIC Commission, USG-UISG, Rome, Italy LOGO and data

28 ENCONTRO QUINZENAL DE REFLEXÃO


28  ENCONTRO QUINZENAL DE REFLEXÃO

  1. Jorge Rebelo desabafa sobre a actual conjuntura
    • Defende a responsabilização dos desmandos do Governo de Guebuza
      • “Se a roptura acontecer, que venha”

Jorge Rebelo um dos fundadores da Frelimo, onde foi o temido secretário do Trabalho Ideológico nos tempos de Samora Machel, lamenta o facto de o pais ter sido levado para a sarjeta por um líder consagrado como visionário.

  1. Directora do FMI pronuncia sobre as dívidas ocultas em Moçambique

Há sinais claros de corrupção escondida

  1. José Jaime Macuane é a mais recente vítima

O rapto e consequente baleamento esta segunda-feira, em Maputo, de uma das vozes críticas à governação do dia nos últimos tempos volta a levantar o velho debate sobre a intolerância ao pensamento diferente em Moçambique. José Jaime Macuane, académico e docente universitário, que no domingo último mandou recado ao governo da Frelimo, caiu nas garras dos poderosos poderes ocultos decididos a ditar, de armas em punho, em quê e como os moçambicanos devem expressar-se.

  1. Renamo denuncia ofensivas militares na Gorongosa
    • Iminente mega assalto a Satungira?

Tal como no passado, pode estar em marcha um plano das alas radicais da Frelimo visando anular os passos de Nyusi rumo ao diálogo com Dhlakama.

  1. O cenário é admitido pelo Banco de Moçambique

Suspensão de ajuda ao país coloca riscos à economia

  1. Moçambique esta no lixo segundo a Fitch

Moçambique é um devedor de alto risco e caminha para uma situação de incumprimento financeiro, pelo que deve baixar de CCC para CC, equivalente a lixo, considera a agência de notação financeira Fitch na sua mais recente avaliação sobre o país.

CANAL DE MOCAMBIQUE, 25/05/2016

Destaques

  1. O que os doadores disseram a Maleiane e à Frelimo
    • Os donos da mola

Em documento de duas páginas enviado ao Governo, os doadores mantem a suspensão da ajuda e informaram que já não há confiança devido à má governação e falta de transparência. Os doadores exigem uma auditoria forense para saber onde está o dinheiro, as contas bancarias, as empresas criadas e os donos dessas empresas. Querem também explicações sobre intolerância política e esclarecimentos sobre os refugiados no Malawi e outras violações de direitos humanos.

  1. Atentado contra Jaime Macuane
    • Ordem para deixar coxo

Desconhecidos supostamente dos famigerados esquadrões da morte que estão ao serviço do regime do dia raptaram e balearam o professor Macuane.

  1. Governo entre a espada e a parede
    • O preço do dinheiro dos doadores

A dívida pública embaraça governo na explicação no parlamento.

  1. Na região centro do país

Vinte e seis mil alunos abandonam escolas devido aos confrontos militarem. O número vai aumentar, devido ao encerramento de cinco escolas, na semana passada na localidade de Samoa, no distrito de Moatize, na província de Tete.

  1. Após mais uma tentativa de rapto no leito hospitalar

Liga dos Direitos Humanos retira militante da Renamo do Hospital Central de Maputo.

  1. Vítima de um ataque ao machimbombo da “Nagi Investiment”

Uma jovem militar abandonada há quatro meses no Hospital Provincial de Quelimane queixa-se do Governo.

  1. Dhlakama indica Eduardo Namburete, Jose Manteigas e Andre Magibire para a preparação das negociações.
  2. O escândalo da divida publica
    • Adriano Maleiane continua a mentir descaradamente

Contrariamente ao que a imprensa internacional escreveu, o ministro da Economia e Finanças diz que o Conselho de Ministros foi ao FMI no quadro da “reunião de primavera” e não para esclarecimentos. Diz também que o Conselho de Ministros contraiu a dívida de forma secreta por razões de segurança.

  1. Renamo acusa Maleiane de tentar ludibriar os moçambicanos

Renamo diz que o Governo deve explicar os pormenores da dívida em sessão plenária da Assembleia da República.

REFLEXAO 28

27 ENCONTRO QUINZENAL DE REFLEXÃO


27  ENCONTRO QUINZENAL DE REFLEXÃODestaques

  1. Mussumbuluko Guebuza no negócio de armas

Através de Mussumbuluko o Governo comprou armamento a uma empresa isrealista denominada IWI. Mussumbuluko supervisionou o teste das armas e as instruções em Boane e Namaacha.

  1. Três mortos e vários feridos em emboscadas a oito autocarros
    • Domingo sangrento

Inocentes continuam sendo vítimas de emboscadas.

  1. Agentes da Justiça clamam por mais segurança

Agentes da justiça moçambicana envolvidos na investigação e julgamento de casos relacionados com crimes organizados sentem-se vulneráveis devido a deficiente protecção das instalações e dos intervenientes processuais, particularmente dos que lidam com matéria criminal.

  1. Violação dos Direitos Humanos em Moçambique

Oitenta e três pessoas foram vítimas de execuções sumárias em Manica, Sofala, Tete e Zambeze

Há 16 pessoas destas províncias em busca de protecção, dos quais cinco casos são do conhecimento da Procuradoria-Geral da República.

  1. Para superar crise político-militar e económico-social

LDH recomenda revisão da Constituição para redução dos poderes discricionários do Presidente da República.

  1. Em Gorongosa

Doze escolas encerram devido a guerra

  1. Nas zonas sul e centro

Seca provoca desnutrição crónica aguda a 1400 crianças.

  1. De 2010 a 2015

Cerca de 10.000 elefantes foram abatidos por caçadores furtivos.

SAVANA, 13/05/2016

Destaques

  1. A Segurança de Estado na ribalta
    • O Poder da SISE nas dívidas escondidas

O enredo a volta da misteriosa contratação de uma divida superior a dois mil milhões de dólares por parte do governo de Armando Guebuza tem em comum o facto de estarem envolvidos personagens ligadas ao Serviço de Informação e segurança do Estado (SISE).

  1. Engenheiro dos negócios Ematum e Proindicus
    • Do credit Suisse para o universo Iskandar Safa

Um quadro sénior do Credit Suisse, que estruturou os empréstimos concedidos por esta instituição bancaria à Ematum e à Proindicus, deixou o Banco suíço pouco depois para trabalhar directamente para o beneficiário chave dos negócios que ameaçam a credibilidade de Moçambique, o empresário libanês Iskandar Safa.

  1. Moçambique nos Papéis do Panamá
    • Pelo menos a filha de Chissano esta metida em paraísos fiscais

Martina Joaquim Chissano aparece como accionista de uma tal empresa de Prima Finance Development Limited e a Autoridade Tributaria de Moçambique escusa-se de falar sobre o assunto considerando-o como sendo muito delicado.

  1. Polícia ordena sepultura dos corpos abandonados em Mocossa sem fazer autopsias
    • Medo da verdade?

A Polícia da República (PRM), ao nível da província de Manica, ordenou o enterro dos treze corpos encontrados sem vidas no distrito de Macossa, Armando Mude.

  1. Crise política, económica e social
    • Estamos hipotecados

Numa dura entrevista, o Presidente do Parlamento Juvenil destaca que o povo é patrão, como o faz reiteradamente o Presidente Filipe Nyusi, é o cúmulo da hipocrisia.

  1. Deixaram o crime organizado dominar a Administração da Justiça e agora…

Magistrados gritam pelo socorro

  1. Os longos sapatos do Dr. Menet, afirma Rui Baltazar no discurso da tomada de posse do novo Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique.

27 ENCONTRO QUINZENAL DE REFLEXÃO

Mafrwestafrica – Lettre du 30 mai 2016


Mafrwestafrica logoAujourd’hui, les Missionnaires d’Afrique de l’Ouest vous proposent de visiter de nouvelles pages sur leur site www.mafrwestafrica.net :

Dans la rubrique « Actualités » :

« Où en est le chapitre général à Rome ? » Les dernières nouvelles à ce propos, envoyées par la plupart par le Père Patrick Bataille. (lire la suite)

« Notre nouveau Supérieur Général ». C’est le père Stanley Lubungo, originaire de Zambie, qui a été élu pour être le nouveau supérieur général des Missionnaires d’Afrique. (lire la suite)

« Inauguration sanctuaire ND de la Paix à Bamako » dans la paroisse des Martyrs de l’Ouganda, les 7 et 8 mai dernier. (lire la suite)

« Une paroisse confiée aux Missionnaires d’Afrique à Bobo » paroisse qui s’étend sur les secteurs 25 et 26 de la deuxième ville du Burkina. (lire la suite)

Dans la rubrique « Témoignages » :

« Nouvelles du Père Jean Cauvin » qui après de nombreuses années en Afrique de l’Ouest, et un temps à Paris, se trouve maintenant à Billère. (lire la suite)

Dans la rubrique « Dialogue interreligieux » :

« Le pape François toujours en première ligne » : en particulier dans sa rencontre avec l’imam d’Al-Azahr. (lire la suite)

« Mieux connaître l’Islam » C’est une démarche qu’on n’a jamais fini de poursuivre, merci encore au site de l’ARCRE. (lire la suite)

Dans la rubrique « Justice et Paix » :

« Émigrer à partir de l’Afrique de l’Ouest » une route bien compliquée, informations sur le site de RFI à ce propos. (lire la suite)

Dans la rubrique « Vu au sud, vu du sud » :

« ABC Burkina 507 » le dernier article paru sur le site du SEDELAN et qui remet en question les APE. (lire la suite)

« Le Mali toujours sous tension », quelques nouvelles récentes prises sur le site de Jeune Afrique. (lire la suite)

« Lien entre les attentats de Bamako, Ouagadougou et Grand Bassam », là aussi des nouvelles prises sur le même site de « Jeune Afrique ». (lire la suite)